top of page
  • Foto do escritorDavi Paes e Lima

Almoço de Sexta-feira Santa: confira três itens que não podem faltar na sua mesa

Feriado é marcado por tradições, entre elas a de comer pratos à base de peixes; confira outros produtos consumidos na data e uma receita de bacalhau pra lá de especial

A Sexta-Feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário cristão, marcando o último dia da Semana Santa e o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. É também um dia de muitas tradições, especialmente a de comer peixe e evitar o consumo de carne vermelha. No entanto, outros produtos como azeites, chocolates, espumantes e vinhos também são muito consumidos na data, seja para complementar e dar aquele toque especial em receitas, seja para harmonizar o prato com uma bebida à altura da ocasião.


Confira alguns alimentos indispensáveis no cardápio da Sexta-feira Santa:


1 - Azeite de oliva

O azeite de oliva extra virgem tradicionalmente utilizado no preparo dos peixes na Sexta-feira Santa, além de adicionar sabor e aroma aos pratos, traz inúmeros benefícios à saúde, pois possui uma série de compostos antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e, por exemplo, o risco de diabetes. O azeite de oliva também protege o cérebro; isso graças às suas propriedades anti-inflamatórias.


Nas 32 lojas do Fort Atacadista em Santa Catarina e demais estados onde a rede está presente (MT, MS, DF, GO e SP), os azeites de oliva nacionais e importados de países como Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Itália e Grécia estão com valores promocionais e condições de pagamento especiais até o Domingo de Páscoa (dia 9). Confira também as promoções no site Delivery Fort, serviço de entrega em casa disponível nas cidades de Florianópolis, São José, Blumenau, Balneário Camboriú e Itajaí.


2 - Chocolate

O chocolate tradicionalmente consumido no Domingo de Páscoa, também pode ser apreciado no almoço ou jantar de Sexta-feira Santa em uma bela sobremesa. O Fort Atacadista tem uma série de produtos para o preparo caseiro de chocolates, ovos e outros doces, como barras para derreter, granulados, cacau em pó e coberturas em promoção até este próximo domingo.


Além disso, ovos de chocolate de marcas nacionais e importadas também estão com preços e condições de pagamento especiais para clientes Vuon Card, o cartão de crédito do Grupo Pereira, que pode ser solicitado pelo site www.vuoncard.com.br ou diretamente em qualquer unidade da rede Fort Atacadista.


3 - Vinhos e Espumantes

O vinho é uma bebida antiga importante para os cristãos, pois representa o sangue de Cristo. Durante a quaresma, período que antecede a Páscoa, seu consumo costuma aumentar até 30%. Para o almoço de Sexta-feira Santa, os vinhos (especialmente os brancos) e espumantes são uma ótima opção para harmonizar com a refeição normalmente rica em pescados.


No Delivery Fort, do Fort Atacadista, os vinhos e espumantes estão com até 80% de oferta na segunda unidade. São mais de 100 rótulos nacionais e importados como o chileno MaCool e os portugueses Mosaico e Encostas da Ribeira - marcas comercializadas exclusivamente pelo Fort Atacadista - em promoção até o Domingo de Páscoa. Clique aqui para conferir.

Receita de Arroz de Bacalhau

É claro que o peixe, prato principal do almoço de Sexta-feira Santa, não poderia faltar no cardápio. “Rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, é uma excelente opção para quem deseja manter um estilo de vida saudável”, aponta a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, do Fort Atacadista. Confira a receita para um almoço típico de Sexta-feira Santa indicada pela profissional - lembrando que todos esses itens estão disponíveis nas lojas do Fort Atacadista.


Ingredientes:

  • 1kg de lombo de bacalhau dessalgado ou 2 kg de posta de bacalhau dessalgado

  • 1 pote de azeitonas pretas tipo gordal

  • 1 pote azeitonas verdes tipo gordal

  • 200g de tomates cereja cortados ao meio

  • 1 alho poró cortado finamente

  • 6 limões taiti

  • 1 maço de salsinha picada

  • 1 cebola grande picada

  • 1 dúzia de ovos

  • 1 vidro de azeite de oliva extra virgem

  • 1 tablete de manteiga extra com sal

  • 1kg de arroz

  • 200g de farinha Panko

  • 1kg de banha de porco

Modo de preparo

Cozinhe o arroz normalmente com alho e cebola e reserve. Cozinhe 2 ovos por 7 minutos e reserve. Fatie os dentes de alho e frite em azeite. Retire os chips de alho e coloque para secar em papel toalha; reserve o azeite. Coloque o bacalhau em uma assadeira e cubra com a banha. Coloque em fogo baixo, sem ferver, por, aproximadamente, 25 minutos. Retire o bacalhau, escorra e desfie grosseiramente. Em uma frigideira, usando o azeite onde o alho foi frito, refogue cebola, alho, alho poró e os dois potes de azeitonas picadas. Coloque as lascas de bacalhau e, em seguida, o arroz já cozido. Empane 6 ovos com farinha Panko e frite em óleo (ou azeite) quente. Finalize com manteiga gelada e salsinha picada.

Montagem


Coloque o arroz de bacalhau em um refratário e regue com bastante azeite; decore com os ovos empanados, azeitonas, tomates e raspas de limão.


Commenti


bottom of page