top of page
  • Foto do escritorDavi Paes e Lima

Cerca de 30% da população jovem está desempregada; falta de experiência é um entrave

Com o Programa Jovem Aprendiz, Grupo Pereira contribui para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho

Um dos grandes desafios dos jovens atualmente é entrar no mercado de trabalho, e um dos maiores entraves para isto é a experiência. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa argentina Trendcity, a falta de experiência é um empecilho para 77% dos jovens brasileiros. É o mesmo que acontece em países como Chile, Argentina e Colômbia. No Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, um dos principais objetivos é a inclusão mais efetiva dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo capacitação para o início de uma carreira profissional.

Desde 2020, 1.611 jovens passaram pelo programa. Hoje, são 678 trabalhando em diversas lojas do Grupo nos estados onde atua, como Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. “O Jovem Aprendiz é muito importante para o Grupo Pereira, pois criamos oportunidades para que os jovens se preparem e desempenhem suas primeiras atividades profissionais e lidem com diferentes situações no mundo corporativo, ao mesmo tempo que formamos mão-de-obra qualificada. Nossa intenção é oferecer, ainda, uma primeira experiência para que eles possam desenvolver suas habilidades”, conta Paulo Silva, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

O estudo “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, realizado pelo Conselho Nacional da Juventude, mostrou que quase 30% da população jovem, entre 18 e 24 anos, está desempregada. Na contramão, no Grupo Pereira as ofertas de vagas para esse público aumentaram mesmo em meio ao período crítico causado pela pandemia: em 2020 foram oferecidas 537 vagas; já em 2021, 618. “Em 2022, somente até o mês de julho, já contratamos 456 e temos uma previsão de mais de 200 vagas até o final do ano em todas as regionais”, adianta Paulo.

Novas portas que se abrem

Laura Carolina Silva Alves, de Palhoça (SC), foi uma das jovens que encontrou no Programa Jovem Aprendiz uma chance. “Foi por meio desta oportunidade que obtive experiência na área administrativa, me dei superbem e gostei muito. Quando pude ser efetivada, vi uma possibilidade de crescer ainda mais, passando, também, por outros setores, que me agregaram conhecimento. Hoje, atuo como auxiliar administrativa no setor de Televendas e quero poder continuar crescendo no Grupo Pereira”, partilha a jovem.

Já no município de São José, também na região da Grande Florianópolis, uma das jovens aprendizes é Ana Carolina Vieira Martins, que encontrou a oportunidade de entrar na área de RH do Fort Atacadista, uma das bandeiras do Grupo Pereira, em 2021. “Nunca soube muito sobre a área, mas quando entrei vi que era uma profissão que me interessava muito. Sou um pouco tímida, mas ter tido essa chance me desenvolveu bastante e comecei a me comunicar muito melhor com as pessoas. Quando meu contrato acabou, tive a ótima notícia que seria efetivada; era algo que eu queria muito. Hoje, sou assistente de Gente e Gestão, e quero evoluir sempre”, comemora.

Oportunidades de crescimento

Além de contribuir para a entrada no mercado, o programa também é um celeiro para encontrar talentos. Muitos deles, inclusive, constroem uma história dentro do Grupo Pereira. É o caso de João Henrique dos Santos Pereira, que está na empresa há 11 anos. Ele entrou no Grupo Pereira aos 16 anos, na turma 2011 e 2012, como menor aprendiz. Ao final do seu contrato, voltou à empresa em 2013 como auxiliar de caixa e foi ocupando novos cargos, como repositor e, posteriormente, gerenciador. Aos 23 anos, tornou-se encarregado, cargo que ocupa até hoje. “O programa me deu um norte de tudo. Eu não tinha noção de como era o mercado de trabalho e foi essencial para eu ter disciplina, ética e respeito. Graças ao programa, carrego esses valores comigo até hoje”, relembra.

O programa, segundo ele, teve um impacto extremamente positivo para a sua formação. “Por meio dele, o jovem sai preparado para o mercado de trabalho e também para a sociedade”, acrescenta. E os sonhos de João Henrique não param por aí. “Eu tenho muito orgulho de pertencer ao Grupo Pereira, de falar do meu trabalho, de ver como cresci e de tudo que conquistei pessoalmente. Não vou parar por aqui: estou me especializando para crescer ainda mais, porque quero deixar meu nome na história da empresa”, compartilha, entusiasmado.

Faça parte

Ficou inspirado por essas histórias? Que tal fazer parte do Grupo Pereira na nova turma de Aprendizes? Jovens a partir de 16 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e têm vontade de iniciar a carreira profissional podem entregar o seu currículo para o setor “Gente & Gestão” na filial Fort Atacadista ou Supermercado Comper mais próxima da sua casa.

Sobre o Grupo Pereira  

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 100 unidades de negócio, sendo 27 lojas do Comper (rede de supermercados), 51 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), seis filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 1 Broker, 13 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 735 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. 

留言


bottom of page