top of page
  • Foto do escritorDavi Paes e Lima

Comunicação e Saúde: 12 episódios do podcast que contaram com a minha participação como jornalista

Atualizado: 13 de mar.


Durante um ano, além de responder pela assessoria de imprensa do podcast Jogando para a Plateia, participei como “co-host” ajudando os âncoras a entrevistar convidados sugeridos por mim, em especial das áreas da Comunicação e da Saúde - duas grandes paixões



O Jogando para a Plateia idealizado pela dupla Jimmy e Fábio Ferrari não encerrou; porém, após quatro anos no ar - sendo um dos primeiros podcasts de Santa Catarina - e mais de 370 episódios no ar, eles estão dando uma pausa para “ajustar os ponteiros” e avaliar o que funcionou e o que não funcionou nestes últimos anos, para aí sim (ficamos na torcida!) retomar e dar continuidade a esse bem sucedido projeto.


E durante mais de um ano, desde 2022, eu atuei como assessor de imprensa do podcast (através da Paes e Lima Comunicação), com o objetivo de dar mais visibilidade ao projeto e a muitos de seus episódios, destacando em outros canais - em especial na imprensa tradicional - convidados que mereciam uma maior repercussão, além de ter tido a oportunidade de atuar como entrevistador e “co-host” de gravações com grandes profissionais das áreas da Comunicação e da Saúde - duas das minhas principais paixões.


A nossa assessoria ao podcast e gravações por enquanto estão pausadas, por isso - para eu mesmo matar as saudades! - resolvi reunir aqui 12 episódios que me enchem de orgulho, pois em todos tive o prazer de contribuir, indicando os entrevistados e incorporando meu lado jornalista/entrevistador que andava um tanto adormecido.



Leo Coelho

Entrevistamos no episódio nº 244 o jornalista e "bon vivant" Leo Coelho, um personagem ímpar de Florianópolis, meu amigo há mais de 20 anos e com passagens pelos principais grupos de comunicação de Santa Catarina. Na época, Leo ainda estava contratado pela NSC e compartilhou como se deu sua entrada no Grupo da afiliada Rede Globo mesmo seguindo no ar com seu programa na TVBV / Band SC.




Ana Paula Dahlke

Um case de sucesso quando se fala em jornalismo especializado, Ana Paula Dahlke é a idealizadora e editora-chefe do portal Economia SC, hoje uma referência aqui no estado quando se trata de notícias sobre Inovação, Empreendedorismo, Economia e Negócios. Ana, que é de Blumenau, também falou sobre o expressivo alcance do Economia SC no Linkedin - atualmente quase batendo os 60 mil seguidores nesta rede.



Fernando Graça Aranha e Carlos Bastian

Quem me conhece sabe minha paixão por saúde, medicina e nutrição. E em Florianópolis sem dúvida esses dois nomes são uma grande referência: Fernando Aranha é cardiologista e diretor técnico do hospital SOS Cardio e Carlos Bastian é cirurgião do aparelho digestivo e chefe de endoscopia de importantes centros médicos da capital catarinense. Este foi, sem dúvida, um dos episódios mais ricos em conteúdo, mais polêmicos também e com uma audiência expressiva: mais de 13 mil visualizações apenas no canal do Youtube. Vale cada segundo da entrevista.



JP do Whats


Jornalista e um empreendedor que foi visionário ao especializar-se em uma única rede social e entender todas as formas que ela pode beneficiar profissionais e empresas, João Paulo Borges nos deu inúmeras dicas de como aproveitar melhor o Whatsapp na comunicação.



Jailson de Sá

Um importante nome da comunicação e do marketing em SC, Jailson de Sá foi pioneiro ao lançar o seu portal Acontecendo Aqui há mais de 20 anos, tornando-se um canal referência para profissionais de marketing, publicidade e comunicação. Jailson falou da sua trajetória, dos anos de dedicação ao Banco Real, comentou sobre os grupos de comunicação mais ativos no estado e dos desafios de manter o seu negócio relevante e atual há tanto tempo.



Dr Ciro Campos

Seguindo a linha de outros convidados médicos que eu levei ao podcast, todos com uma proposta de olhar para a alimentação do paciente para investigar o que pode estar causando uma série de doenças (melhorar a qualidade do que ingerimos não é apenas para emagrecer!), recebemos no estúdio o cardiologista Ciro Campos - outro de quem eu sou muito fã!


Ciro se auto-intitula "Animal Based Doc", já que sua alimentação - e o que busca difundir em suas redes sociais - prioriza a ingestão de alimentos de origem animal, em detrimento de vegetais que, segundo o médico, estão repletos de "antinutrientes". Na entrevista, uma das que mais repercutiu nas redes sociais do Jogando para a Plateia, ele abordou a dieta carnívora e tantos outros pontos como o perigo dos óleos vegetais e o vício em açúcar. Aliás, eu também tive o prazer de entrevistar o Ciro em uma "Mesa redonda" no evento Brasil Low Carb, e de lá pra cá sou um grande admirador (e propagador, com orgulho) do seu trabalho.



Karem Fabiani

A jornalista é um rosto conhecido dos catarinenses, já tendo sido âncora de importantes telejornais em três emissoras de TV. Em um emocionante bate-papo, Karem Fabiani fez revelações e desabafos sobre a sua trajetória na TV, sobre o que pensa hoje do telejornalismo e sobre a virada de chave na sua carreira.




Camille Reis

Outro rosto muito conhecido pelos telespectadores catarinenses, Camille Reis é jornalista, já foi apresentadora de telejornais na RBS TV (hoje NSC) e também atuou como colunista do Diário Catarinense. Na entrevista ela nos conta sobre as diferentes fases da sua carreira, prós e contras de cada momento e sobre seu foco hoje na comunicação digital - em especial nas suas próprias redes sociais, como influenciadora.



Marcello Petrelli

Convidamos e ele prontamente aceitou nosso convite. O presidente executivo do Grupo ND, que gere produtos como a NDTV (afiliada TV Record para SC), o portal ND Mais e o jornal Notícias do Dia, entre outros, concedeu uma entrevista muito rica sobre a história da sua família na comunicação catarinense, sobre os desafios de manter-se relevante em um mercado tão competitivo e em constante mutação e sobre grandes feitos do seu Grupo - como o sucesso estrondoso a nível nacional do seu portal de notícias, que desde 2023 vem figurando entre os mais acessados do país, na frente de gigantes até então "intocáveis".



Dr Carlos Bastian

Carlos foi casado e teve dois lindos filhos com uma das mulheres que mais me inspirou até hoje, a Mariana de Abreu Bastian, que infelizmente faleceu em um trágico acidente em 2022. Ela idealizou o Brasil Low Carb, um projeto lindo que rendeu eventos memoráveis em Florianópolis, reunindo importantes nomes da Medicina e da Nutrição para falar sobre temas até então inéditos para a maioria dos catarinenses. Foram anos enriquecedores e de muito aprendizado, sem dúvida. Neste episódio com o Dr Carlos, falamos sobre a dieta low carb, é claro, além de outros pontos que fazem parte do seu dia a dia em consultório ou nos hospitais onde trabalha, como jejum intermitente, cirurgia bariátrica e comida de verdade (que é bem diferente do que a indústria tenta nos vender como "saudável"). Mais um episódio cheio de conteúdo de qualidade para quem busca mais saúde e qualidade de vida.




Ivan Jasper

Jasper é um empreendedor apaixonado e que fez de um evento pontual e até então regional algo de proporções que nem ele imaginava. Hoje o ONDM (O Negócio da Moda) já extrapolou as fronteiras de Santa Catarina e é realizado em outras regiões, sempre reunindo muito conteúdo, conexões e quem faz acontecer dentro da indústria têxtil.



Dr William Rutzen

Ele é um querido, um exemplo de simplicidade e simpatia, e veio do Rio Grande do Sul exclusivamente para gravar conosco. E foi lindo! O médico William Rutzen é um dos nomes que mais admiro hoje na medicina, falando com maestria e autoridade sobre inúmeros temas; dentre eles, o meu favorito: derrubar mitos sobre a carne vermelha e demais proteínas de origem animal. O episódio inteiro é uma verdadeira aula. Recomendo a todos que se interessam por melhorar seus hábitos e ter um olhar mais crítico sobre as informações que chegam até nós pela grande mídia (por parte das grandes indústrias). Sou fã declarado!





47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page