top of page
  • Foto do escritorDavi Paes e Lima

Empresárias de Florianópolis comemoram 11 anos de sucesso de empreendedorismo na gastronomia

Proprietárias de três estabelecimentos na Via Gastronômica de Coqueiros, Boteco Zé Mané, Beer and Pork e Na Brasa Costelaria, a dupla comenta os desafios e conquistas de empreender no segmento

Companheirismo e espírito empreendedor foi o que levou as sócias Leila Pinheiro e Angela De Azambuja Monguilhott ao caminho do sucesso. A dupla de Florianópolis começou a sua jornada no empreendedorismo há 11 anos atrás, quando resolveram deixar o restaurante onde trabalhavam, no Norte da Ilha, para abrir o primeiro negócio próprio.


A aventura foi bem-sucedida e atualmente as empreendedoras lideram três operações gastronômicas na hoje conhecida “Via Gastronômica de Coqueiros”, na parte continental da capital catarinense. Um deles, o primeiro inaugurado pela dupla, o Boteco Zé Mané, um charmoso casarão de frente para o mar, conhecido pelas suas deliciosas caipirinhas, comida de boteco e a tradicional feijoada servida aos sábados, completou 11 anos recentemente.

Além do Boteco Zé Mané, as sócias também são proprietárias da cervejaria Beer and Pork – um bar com 16 torneiras de chope, cardápio com ênfase em pratos à base de carne de porco, jogos e música ao vivo – e da mais recente aposta no bairro, o restaurante Na Brasa Costelaria, uma casa de carnes assadas na brasa com a proposta de ser um ambiente aconchegante para toda a família, com um amplo espaço kids para entreter as crianças. Um ponto em comum nas três operações: todas têm vista para o mar e valorizam um dos bairros mais charmosos e bucólicos da cidade, Coqueiros, até não muitos anos atrás ignorado pela maioria de quem empreendia na gastronomia e lazer na região.


Quem vê tanto sucesso se pergunta como elas chegaram lá; afinal, empreender não é uma tarefa fácil, ainda mais quando é preciso administrar três estabelecimentos ao mesmo tempo e, principalmente, enfrentar uma fase turbulenta, como as restrições de uma pandemia. O sucesso da dupla é resultado de muita pesquisa, planejamento, paixão por empreender e, claro, criatividade.


Angela De Azambuja Monguilhott atribui o sucesso das três casas ao conhecimento adquirido durante os anos em que trabalhou no segmento de bares e restaurantes. “A experiência que eu tive me deu uma vontade muito grande de empreender, porque ali eu vi algo que eu gostava muito”, destaca.


Uma das características mais marcantes da dupla é a inovação. Todos os estabelecimentos foram planejados com muito amor, cuidado e dedicação para serem ambientes agradáveis e inovadores, sempre trazendo algo novo, desde a decoração dos espaços até o cardápio que traz conceitos antes pouco explorados na cidade – como as comidinhas de boteco, que já conquistaram vários prêmios além do coração dos moradores de Florianópolis e dos turistas que passam pela região. E, pelo que tudo indica, esse sucesso todo não para por aí: quando questionadas sobre a possibilidade de abrir um novo estabelecimento, a dupla garante que ideias não faltam, porém, a essência permanece a mesma: “Nós nunca vamos abrir a mesma coisa que já exista em outro lugar; nosso prazer e tesão em empreender está em lançar tendências e trazer novidades para a cidade”, enfatiza Leila Pinheiro.

Comentarios


bottom of page