Eu simplesmente esqueci totalmente do tal do Threads. E vocês, seguem usando a "nova" rede social? Ou nem chegaram a fazer conta por lá?
Por curiosidade, só para não sair palpitando sem antes olhar para além do meu umbigo, fui dar uma pesquisada em perfis de veículos de comunicação que haviam criado conta por lá, para - assim como a maioria já fazia no Twitter/X - publicar as notícias com os links para converter em acessos/leitura. Para a minha surpresa (ou não), dos 5 veículos que consultei e que sabia que haviam criado contas no Threads, somente 2 deles haviam feito alguma atualização nas últimas 2 semanas; a maioria já havia abandonado a rede (e mantendo as suas atualizações no Twitter/X).
A partir disso, fui dar um google para ver se havia algo recente publicado trazendo números/dados sobre “a que pé” andava o tal do Threads. Em análise divulgada pela Insider Intelligence no finalzinho de setembro, o Threads estava na frente apenas do Tumblr (!!!). Isso mesmo. Não muito tempo depois de todo aquele burburinho no seu lançamento, quando a nova rede social do Zuckerberg angariou milhões e milhões de usuários em poucas horas.
Segundo a mesma pesquisa, a estimativa é que a rede tenha 23,7 milhões de usuários nos EUA até o final de 2023. Esse número comparado a outras redes é muito baixo: Facebook (177,9 milhões), Instagram (135,2 milhões), TikTok (102,3 milhões) e X (56,1 milhões). E, pelo que indica a pesquisa, não há perspectiva de melhora neste cenário: "A estimativa é que o Threads permaneça em penúltimo lugar entre as redes sociais nos EUA até 2025" (fonte: Olhar Digital)
Aproveitando o gancho, se tem algo que eu sempre disse, é: só crie um perfil e divulgue a sua presença (principalmente de marcas) em uma nova rede social se de fato você se comprometer a mantê-la atualizada e com conteúdo relevante. Caso contrário, faça escolhas! É melhor ter uma única rede social bem atualizada, com conteúdo planejado e propósito, do que seguir a manada e tentar estar em todas sem a devida criatividade, dedicação e estrutura para isso. Já ouvi de inúmeras marcas que preferem produzir e gerenciar conteúdo somente em 2 redes sociais, porque "somente" estas duas já exigem muito trabalho das suas equipes de comunicação e marketing.
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