Como manter um cliente atrativo para os veículos de comunicação durante anos?
- Davi Paes e Lima
- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.

Manter um cliente em evidência na imprensa durante longos anos não é tarefa simples. Mais de uma vez já fui questionado sobre como, após mais de 11 anos atendendo a rede Fort Atacadista, ainda conseguimos (eu junto ao time da Paes e Lima Comunicação) emplacar e manter uma marca com farta presença nos veículos de comunicação. Afinal, o que tanto há de novidade para ser divulgado sobre uma rede de supermercados, para despertar o interesse da imprensa e, assim, conquistar esses espaços de mídia espontânea?
Esse é um dos grandes desafios da assessoria de imprensa: garantir relevância contínua e sólida, mesmo em relações de longo prazo. Para isso, é preciso ter olhar clínico para identificar o que - dentro do universo do cliente - pode ser transformado em notícia e, principalmente, acompanhar de perto as transformações do mercado, os anseios do público e, claro, às demandas dos veículos.
Na Paes e Lima Comunicação, acreditamos que a criatividade nasce da observação constante e da proximidade com o cliente - em seus mais diversos departamentos, não apenas conectado ao time de marketing. Mergulhar no universo do cliente. No caso de uma rede de supermercados, além de ser um cliente assíduo, conhecer o que acontece no “chão de loja”, no que está visível aos olhos dos consumidores e também no que está por trás, nos bastidores.E é fundamental estar atento às tendências, às mudanças de comportamento e às demandas sociais, permitindo (re)criar abordagens - sempre com novos olhares, novos insights.
E quais meios de comunicação podem se interessar por estas pautas?
Enquanto a mídia especializada costuma buscar temas técnicos e até mesmo operacionais, os veículos da grande mídia priorizam impacto e interesse coletivo. Esse equilíbrio estratégico faz diferença - sem fazer pouco caso de algum veículo. Mais do que divulgar inaugurações de lojas, que são sempre atrativas para o público e para a imprensa, provocando ótimo engajamento em portais noticiosos e seus respectivos canais digitais, o Fort Atacadista tornou-se um case plural, no qual exploramos de forma estratégica pautas das mais diversas frentes de atuação.
Confira mais como atuamos no atendimento do Fort Atacadista, no vídeo:
Comentários