· Ação será nesta sexta-feira, 9 de junho, no Parque da Cidade, em Joinville (SC)
· Detentor da marca Fort Atacadista, Grupo Pereira tem 85% das lojas e escritórios abastecidos com energia limpa e já retirou cerca 375 toneladas de CO² da atmosfera, com a entrega de mudas de árvores para 25 mil colaboradores
Na Semana do Meio Ambiente, o Grupo Pereira, do qual o Fort Atacadista faz parte, vai plantar mudas de árvores em diferentes estados onde está presente. Em Santa Catarina a cidade escolhida é Joinville, onde o Fort possui três unidades e é o município em que a rede iniciou suas operações, há 23 anos. O plantio será feito com a mobilização de colaboradores da rede e terá como local o Parque da Cidade. Além de Joinville, também será realizada a mesma ação em Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul. Além disso, desde 2009, a companhia faz a entrega de mudas de árvores nativas ou frutíferas para novos colaboradores. Até hoje, mais de 25 mil novos funcionários já receberam sua mudinha - com isso, estima-se, foi possível retirar em torno de 375 toneladas de CO² da atmosfera. De acordo com Simone Cotta, Gerente Nacional de ESG do Grupo Pereira, cuidar do meio ambiente é uma das prioridades no grupo que é sétimo maior supermercadista do Brasil. “Quanto mais a companhia cresce, mais conseguimos expandir o alcance e contribuir com uma cultura de sustentabilidade dentro e fora das lojas. Afinal, transformar o ambiente ao nosso redor faz parte do nosso propósito”, afirma a executiva.
Energia limpa e destinação de resíduos O Grupo Pereira também investe em energia limpa. Atualmente, 85% das lojas e escritórios são abastecidos dessa forma. No plano de expansão para a inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Fort Atacadista e Supermercados Comper é feito o uso de energia renovável. O GP conta com usinas de geração de energia fotovoltaica em operação, que produzem cerca de 30% da energia consumida, além da contratação para o fornecimento de energia eólica. Outro cuidado é com o resíduo orgânico, que vai para a compostagem e é dada a destinação correta para lâmpadas, pilhas e óleo com postos de coleta nas lojas do Grupo.
Outro projeto é Clube da Bike, criado com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia - uma ótima opção para os colaboradores que moram nas proximidades das lojas. A iniciativa começou em Santa Catarina, em 2019 e, após o grande sucesso, expandiu para os demais estados. De acordo com a gerente, o Grupo custeia 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, e o valor restante pode ser parcelado pelo colaborador em até 10 vezes. Até hoje, já foram entregues mais de 2.600 bikes. Limpeza dos Mares Por meio da marca Fort Atacadista, desde 2017, é realizado o patrocínio do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira, que já retirou mais de 140 toneladas de lixo dos rios e mares do litoral de Santa Catarina. De acordo com Simone, o que mais a empolga nesse projeto é que o movimento vai se espalhando, disseminando essa ideia de que pequenos gestos fazem muita diferença nas comunidades, e motivando outras empresas a promover ou apoiar projetos similares de conscientização ambiental. “Enxergar que também podemos contribuir de alguma forma, motivando os colaboradores e até clientes do Fort Atacadista a participar, incentivando mudanças de comportamento, é gratificante", explica.
Comments