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Oito motivos para contratar uma Assessoria de Imprensa

Por Davi Paes e Lima *





A nomenclatura desta atividade pode até parecer defasada para os dias atuais, mas é bem verdade que ações bem executadas de Assessoria de Imprensa podem garantir ótimos resultados para marcas e profissionais. Separei, pelo menos, oito bons motivos para justificar a contratação de uma agência especializada:

1 - Em tempos de fake news, estar bem posicionado em veículos respeitados é de grande importância para a credibilidade de marcas e profissionais

Nos tempos atuais, qualquer pessoa pode criar um blog, um site e gerar conteúdo por meio de postagens em redes sociais. O resultado é uma enxurrada de 'conteúdo' e as tão comentadas fake news. Por isso, nunca foi tão primordial posicionar a sua marca, seus produtos e serviços em espaços respeitados, em canais expressivos e com credibilidade. A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta facilitadora neste processo, buscando espaços na imprensa (portais, blogs, jornais, revistas, TVs, rádios...) para repercutir pautas e notas positivas.

2 - Melhorar a imagem da empresa perante o público interno

A maioria dos empresários, ao pensar em qualquer ação de Comunicação, normalmente está mirando no público externo, aumento de vendas, novos clientes. Porém, esquecem que muitas ações - inclusive de Assessoria de Imprensa - podem somar, também, para a sua reputação/imagem perante o público interno. Isso porque uma empresa mencionada com frequência em notícias positivas publicadas pela imprensa, a respeito de suas realizações, acaba conquistando uma maior simpatia dos seus colaboradores; e estes passam a ser disseminadores da sua marca, compartilhando as notícias e, consecutivamente, aumentando o engajamento e alcance das mesmas.

3 - Ampliar a divulgação de datas importantes para a empresa

Se você sente que muitas das conquistas da empresa merecem mais destaque na comunidade em que está inserida (cidade, estado e, até, país), que a maioria das realizações não vem conquistando o devido espaço, pode ser um bom momento de acionar uma agência especializada em Assessoria de Imprensa. Vai realizar um evento para lançar um novo produto ou serviço? Pretende aproveitar uma data comemorativa para uma confraternização com seus colaboradores? Sua empresa vai receber um prêmio? Então, você já tem em mãos possíveis 'ganchos' para repercutir em notas e matérias na mídia. Conteúdos que, normalmente, circulariam somente em informativos internos ou redes sociais da sua empresa também podem emplacar na imprensa.

4 - Melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca (como o Google)

Vamos a um exemplo prático: se a agência responsável pela Assessoria de Imprensa da Coca-Cola encaminhar como sugestão de pauta o release 'Coca-cola lança novo sabor no Brasil' e o portal da revista Exame aproveitar o conteúdo, o link com a matéria publicada terá grandes chances de ficar entre os primeiros resultados em uma busca no Google, ao ser realizada uma pesquisa com palavras-chave como 'coca-cola, novo, sabor, brasil'. É o Google (assim como o Yahoo e outros mecanismos de busca) que determina quais os melhores resultados para a sua pesquisa, considerando fatores como o nível de relevância de um site, credibilidade e o uso correto de palavras-chave. Que tal ser notícia e melhorar o seu ranqueamento?

5 - É melhor (e até mais barato) desenvolver um trabalho a longo prazo

Profissionais que atuam em Assessoria de Imprensa costumam ser mais lembrados pelas empresas em situações pontuais: inaugurações, eventos, cursos/palestras, lançamentos, congressos, feiras e outros marcos empresariais que exigem um trabalho de curto prazo (ou seja, que tenham começo, meio e fim). OK, de fato estes são momentos proveitosos para ações de Assessoria de Imprensa. Mas o que muitas instituições ainda não perceberam é que um trabalho a longo prazo (mediante contratos anuais) pode trazer mais segurança, eficácia nos resultados e até ser mais vantajoso financeiramente.

Alguns pontos que explicam isso:

- Com mais tempo, a assessoria tem espaço para trabalhar pilares importantes da Comunicação Corporativa, como reputação de marca e fidelização de fontes perante a imprensa;

- As ações de assessoria poderão estar alinhadas ao planejamento estratégico de outras áreas da empresa, como o Marketing, e até de outros fornecedores do cliente, como agência de Publicidade;

- Com contratos maiores, as agências costumam ter uma maior flexibilidade para negociar a mensalidade.

6 - Antecipar-se a possíveis (e, até, inevitáveis) crises de imagem

Por mais correta que seja uma empresa, por mais que as suas ações sejam planejadas e bem executadas, ninguém está imune a crises de imagem. E este é mais um bom motivo para contratar uma Assessoria de Imprensa. Principalmente em tempos em que todos são criadores de conteúdo, com inúmeras plataformas online à disposição, é fundamental ter discursos alinhados, comunicados pré-formatados e porta-vozes devidamente capacitados para entrevistas e pronunciamentos. E não é algo exclusivo para grandes corporações: já são bem comuns os casos de pequenas e médias empresas que enfrentam crises de imagem após a repercussão de postagens negativas de clientes.

7 - Conquistar autoridade

Você é uma autoridade na área em que atua? Em outras palavras: ao produzir uma reportagem sobre alguma pauta do seu setor, os jornalistas lembram o seu nome ou a sua empresa? Não? Talvez, então, este seja mais um bom motivo para justificar a contratação de uma Assessoria de Imprensa. Fazer de um profissional e/ou marca uma referência para os jornalistas das redações pode ser um dos trunfos de um trabalho bem sucedido de assessoria. Ao conquistar espaços em matérias jornalísticas, a empresa amplia a sua visibilidade perante seus consumidores, que passam a enxergá-la como uma especialista em seu segmento. Conquistando cobertura da mídia, torna-se, assim, uma autoridade no setor. Conquistar autoridade é garantir mais credibilidade para a marca.

8 - Comunicadores se entendem

Ao produzir uma sugestão de pauta para encaminhar à imprensa, com o objetivo de conquistar mídia espontânea para a sua empresa, é importante lembrar que quem está lá do outro lado (trabalhando nas redações dos veículos) são profissionais da Comunicação. Por isso, nada melhor do que ter ao seu lado profissionais da área, graduados (e com experiência) em Jornalismo, Comunicação Institucional ou Relações Públicas.

- Afinal, existem regrinhas básicas de bom convívio entre os jornalistas de redação e os assessores de imprensa, além do necessário domínio da linguagem mais adequada e dos critérios de noticiabilidade (o que é, ou não, notícia!).

- Outro ponto fundamental: A reputação da agência e a confiabilidade nas pautas que costumam ser sugeridas por sua equipe influenciam diretamente nos resultados alcançados. Campanhas de e-mail enviadas por determinados remetentes impactam, inclusive, na taxa de abertura dos releases.


* Davi Paes e Lima é jornalista e diretor da Paes e Lima Comunicação


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