Iniciativa visa impulsionar inovações tecnológicas e conectar startups aos mais de 60 anos de expertise do Grupo, promovendo crescimento conjunto e oportunidades no mercado

O Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil, dono de bandeiras como o Fort Atacadista, lança o "Grupo Pereira Startups" (GPS), um programa de aceleração voltado para soluções tecnológicas para o varejo e para tecnologias emergentes. As startups interessadas em participar do processo de seleção devem preencher um formulário, que pode ser acessado pelo site https://startups.grpereira.com.br/ desde o último dia 13 de janeiro até às 23h59 do dia 9 de fevereiro.
“Este programa foi concebido com o objetivo de contribuir para impulsionar o crescimento de startups no setor de varejo, descobrir novos mercados e conectar a experiência de mais de 60 anos em varejo alimentar que possuímos para trocarmos experiências e crescermos em conjunto”, conta Alfredo Lopes, Diretor de Tecnologia do Grupo Pereira.
Ser acelerado pelo Grupo Pereira representa uma oportunidade única para transformar startups em atores estratégicos no mercado. O programa oferece acesso à expertise de um dos maiores varejistas do país, mentorias com executivos do grupo, conexões com líderes da indústria e suporte para implementar soluções inovadoras dentro do negócio. Com duração de cinco meses, a jornada será personalizada, adaptando-se às necessidades e desafios de cada startup.
Um dos diferenciais do GPS é que o programa é “equity-free”, ou seja, não será exigida participação societária das startups para sua entrada, alinhando-se ao pilar do Grupo "transformar pessoas e o ambiente ao nosso redor". Além disso, as startups terão acesso a um ecossistema diversificado, permitindo que se aprofundem no contexto do varejo e naveguem internamente, facilitando conexões, compartilhamento de aprendizados e a possibilidade de trabalho em conjunto.
Os participantes escolhidos contarão com acesso a mentoria de especialistas, palestras, e a oportunidade de conhecer a matriz do Grupo Pereira em Campo Grande no início do programa, além de uma imersão na maior praça em Florianópolis ao final do ciclo. O Grupo Pereira busca startups de base tecnológica que já tenham um MVP validado e estejam operando ou em processo de tração, especialmente aquelas que oferecem soluções para o varejo alimentar e que utilizam tecnologias emergentes, como IA, IoT, biotecnologia e nanotecnologia.
Startups de qualquer região do país podem se inscrever. O processo seletivo avaliará critérios como a qualidade da solução, modelo de negócio, maturidade e diversidade dos fundadores, com a seleção de entre cinco e seis startups.
Os resultados da seleção serão divulgados no final de março de 2025, e a lista das startups selecionadas será anunciada na primeira semana de abril. O programa será conduzido de forma remota, mas incluirá eventos presenciais na matriz do Grupo Pereira em Campo Grande e em Florianópolis. O programa é gratuito e não fará investimentos diretos em startups, embora aquelas que abrirem rodadas de captação durante a aceleração possam ser avaliadas para potenciais investimentos.
Além de anunciar o programa de aceleração, o Grupo Pereira reforça seu compromisso com a inovação e tecnologia, tendo investido recursos ao longo de 2 anos em uma parceria com a Zanthus na criação de uma startup, a Instivo Retail Tech, que oferece soluções tecnológicas avançadas para o varejo. Entre as iniciativas tecnológicas do Grupo Pereira, destaca-se o chatbot, nomeada de Betina, que melhora a experiência de colaboradores e clientes, e a implementação de inteligência artificial para aprimorar a experiência de compra. O Grupo Pereira também tem realizado inovações no atendimento ao cliente, como terminais de autoatendimento e o uso de Retail Media em suas lojas, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os consumidores.
“O Grupo Pereira convida todas as startups a se inscreverem e a se unirem a nós nesta jornada transformadora que irá unir a experiência do varejo com a inovação dos negócios emergentes da nova geração de empreendedores do país”, finaliza Alfredo Lopes.
ROAD SHOW em Florianópolis (SC)
Com o lançamento do GPS, será promovido um evento itinerante para divulgar o projeto. Em Florianópolis (SC) o Road Show do Programa GPS do Grupo Pereira será no próximo dia 23 de janeiro, às 18h, no LinkLab Downtown (Rua Felipe Schmidt, 835 – Centro). Quem irá conduzir o Road Show será Victor Hugo Soares, do setor de Inovação do Grupo Pereira e Coordenador do Programa GPS. Para saber sobre mais datas e cidades do Road Show, acesse o link: https://victorhasz.notion.site/Roadshows-Material-informativo-17504a1f630f803f8639dc055826f4e8
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do programa: https://startups.grpereira.com.br/
Commentaires